Verdade

Assim falou Joaquim sobre a verdade

A capacidade de gerar verdades nunca levou o ser à felicidade universal. Você está aí com muitos anos de vida e vem agindo da mesma forma todos estes anos, mas, será que conseguiu ver o reino do céu (ser feliz incondicionalmente)? Por que não? Porque não se mudou por dentro, porque não abandonou o falso poder de atribuir essência às coisas. Apesar de estar buscando a felicidade, as pessoas e as coisas continuam o ferindo. Não espere as coisas mudarem-se: mude as coisas dentro de você.

Uma verdade para ser Absoluta ou Universal precisa ter dois aspectos. Primeiro: ser universal, ou seja, valer para todos, ser igual para todos. Segundo: ser eterna, ou seja, nunca se mudar. Essas são as duas características da Verdade Universal ou Absoluta e, portanto, são duas características de Deus.

As verdades universais não estão presentes na visão humana das coisas porque os seres humanizados vivem um mundo relativo, ou seja, vivem um mundo que é regido por valores individuais e transitórios que são fundamentados pelo egoísmo, no amor a si mesmo acima de tudo.

A sua verdade, seja qual for, é relativa porque só vale para você, o que quebra o caráter universalista dela. Além disso, cada um tem a consciência que ao longo da sua vida essas verdades já foram alteradas completamente sobre quase todos os aspectos. Isso fere a eternidade necessária para a verdade ser Absoluta. Então, sim, a sua verdade é somente sua: é relativa. Agora, ela faz parte da Verdade do Universo no momento que vem de Deus, mas isso não mais ocorre no momento que você a utiliza como realidade. Essa é a distinção. No momento que ela parte de Deus, quando Ele a causa primariamente, ela é uma Realidade, mas você precisa entender que ela é restrita a você. Ela é Real porque veio de Deus e esta fonte é a Verdade e não aquilo que você acha que é real. Ela é verdadeira porque vem de Deus, mas ela em si mesma (o que ela afirma) não é realidade porque não espelha o que Deus sabe, mas é o resultado do seu carma: uma verdade que Deus lhe dá de acordo com o seu carma.

A evolução espiritual é se aproximar de Deus e isso quer dizer que você se aproximará da Verdade Absoluta. No entanto, saiba que somente Deus é a Verdade Absoluta e a conhece. Por mais que você evolua poderá estar perto dela e não tê-la.

As verdades individuais são como espinhos que não permitem que o ensinamento se fixe e altere a base de raciocínio (sentimentos) para que possa alcançar a Verdade Universal. São as verdades individuais (ou posses) que sufocam os ensinamentos não permitindo ao espírito germinar a semente do amor. Enquanto o espírito estiver preso a sentimentos que lhe tragam lucro pessoal de qualquer espécie, não conseguirá produzir os frutos que lhe auxiliarão na evolução espiritual. Para poder colocar em prática os ensinamentos, os espíritos precisam livrar-se da vontade de ganhar ou do medo de perder; necessitam esquecer o prazer e não mais ter medo do desprazer; devem deixar de procurar o elogio e deixar de sentir preocupação com a crítica e não devem buscar a fama nem sentir a infâmia. Todos estes sentimentos levam ao sentimento de posse. O espírito quer ganhar para poder possuir. Isto lhe causará prazer, pois ele será elogiado e ficará famoso entre os seus iguais. São estes quatro sentimentos básicos que sufocam os ensinamentos enviados por Deus e transformam o espírito em ser humano, o possuidor. Para poder possuir coisas materiais o espírito cria o mundo material, para poder possuir verdades, cria os conceitos e para possuir os outros espíritos cria o certo e o errado. Todas estas bases são geradas com o intuito de obter posses e assim alcançar o comando das coisas. O espírito não precisa possuir nada, pois ele já tem tudo o que necessita para viver, dado sempre por Deus. Somente quando o espírito eliminar os espinhos que sufocam a Verdade Universal poderá praticar os ensinamentos que o levará a evoluir na verdadeira vida: a espiritual.

Para que o ser humano consiga transformar-se em espírito é necessário que ele abandone todos os seus conceitos, ou seja, as suas verdades pessoais. No Universo existe apenas uma verdade: amar a Deus, a si e aos outros. Apenas o amor é a verdade. Para conseguir isto, o ser humano necessita ver-se como espírito participante de um mundo espiritual, onde Deus é o Comandante de todas as coisas que acontecem. Enquanto o espírito permanecer ser humano e quiser dominar a sua vida precisará ter verdades ou posses morais.

Podemos chamar o conceito de verdade pessoal ou aquilo que é verdade só para uma pessoa. Esta verdade nunca será a verdade universal das coisas, pois o espírito na carne possui uma visão muito limitada sobre as coisas e o Universo.

Quanto mais você impõe verdades, mais realiza em si mesmo seus conceitos. Quanto mais disser a si que esta cor é preta, por exemplo, mais fundo vai se fixando o conceito de que isso é certo.

É esta consciência que o amor universal traz. O espírito que nutre este sentimento tem a consciência de que fere os outros ao procurar sempre ganhar, para alcançar o prazer, ou ao impor seus conceitos. O espírito deve alcançar a consciência de que todos têm o direito de achar e fazer o que quiserem e estarão sempre certos dentro de seus conceitos. Por esta consciência, o espírito que nutre o amor universal não busca impor nada, nem mesmo que os outros espíritos não tenham mais conceitos...