Revelações da revelação - Livro II

Anjos e demônios

Reproduzir todos os áudiosDownload
Pergunta 128
Pergunta 129
Pergunta 130
Pergunta 131

0128 - Os seres a que chamamos anjos, arcanjos, serafins, formam uma categoria especial, de natureza diferente da dos outros Espíritos? Não; são os Espíritos puros: os que se acham no mais alto grau da escala e reúnem todas as perfeições.

Sobre perfeição já conversamos: nenhum espírito pode reunir todas as perfeições porque se isso acontecesse, este ser seria perfeito como Deus. Portanto, estes espíritos não possuem todas as perfeições, mas as que possuem são as mais perfeitas do Universo depois das do Senhor.

Outra coisa: anjo, serafim, arcanjo, mentor, amparador, santo, tudo isso são nomes criados por vocês. Os espíritos não são diferenciados entre si. Eles não se diferenciam. São aqueles que ainda estão distanciados do Pai é que gostam de dar nomes, de criar classes para espíritos.

Aqueles que possuem elevação moral não separam a espiritualidade em classes. Se agissem assim, eles estariam sendo prepotentes; estariam dizendo que são melhores do que os outros. Se fizessem isso, deixariam de ser perfeitos.

Sendo assim, qualquer apelido que vocês queiram dar aos espíritos – anjos, santos, mentores, mestres ascensionados ou superior – é só apelido que você precisa para compreender o Universo. Na realidade não existem estas separações: todos os espíritos são iguais.

Participante: Não pode existir uma diferenciação no grau de elevação dos espíritos?

Existe, mas isso não os torna diferente dos outros espíritos.

Participante: Nós apenas damos estas denominações para reconhecê-los...

Perfeito: vocês dão as denominações para reconhecê-los.

Apesar disso, precisam compreender que apesar do fato de darem nomes diferentes, estes espíritos não estão separados em classes distintas. Que eles não são privilegiados de forma alguma, não são melhores do que vocês em nada.

Participante: Apenas são mais evoluídos.

Não, eles não são melhores do que vocês em nada. Eles não são mais evoluídos: vocês estão mais afastados de Deus.

Digo assim porque evolução não é conquista para se estar à frente de alguém, mas sim a libertação de coisas velhas. Sendo assim, ninguém conquista evolução, mas os outros é que ainda permanecem individualistas.

Por isso, posso dizer que que eles não são diferentes de vocês. Vocês podem estar diferentes deles, mas eles não se consideram diferentes de vocês.

Isso precisa ficar claro para entendermos que Cristo não se acha um ser estupendo, perfeito, longe dos outros. Que São Miguel se acha que maravilhoso.

Não, tal pensamento não existe entre os espíritos elevados, porque a humildade é muito presente neles para deixar existir isso.

COMENTÁRIO DE KARDEK

A palavra anjo desperta geralmente a ideia de perfeição moral. Entretanto, ela se aplica muitas vezes à designação de todos os seres, bons ou maus, que estão fora da Humanidade. Diz-se: o anjo bom e o anjo mau; o anjo de luz e o anjo das trevas. Neste caso, o termo é sinônimo de Espírito ou de gênio. Tomamo-lo aqui na sua melhor acepção.

0129 - Os anjos hão percorrido todos os graus da escala? Percorreram todos os graus, mas do modo que havemos dito: uns, aceitando sem murmurar suas missões, chegaram depressa; outros gastaram mais ou menos tempo para chegar à perfeição.

Deus não dá nada de graça a ninguém: no Universo tudo é conquistado. A partir disso pergunto: qual a diferença de Cristo para nós? Ele já conquistou esta posição.

Esta é a única diferença entre ele e nós. Ele não é diferente de nós em nada, não recebeu nada de graça de Deus: conquistou o que tem hoje com o suor do trabalho dele.

Mas, que trabalho foi este? O de passar por suas situações de sofrimento sem o ranger de dentes...

É isso que está escrito no Apocalipse:

“Eu vi na mão direita daquele que estava sentado no trono um livro em forma de rolo. Estava escrito dos dois lados e selado com sete selos. Vi também um anjo forte, que perguntava bem alto: quem é digno de quebrar os selos e abrir o livro?

Mas, não havia ninguém, nem no céu, nem na terra, nem debaixo da terra que pudesse abrir o livro e olhar dentro dele. Eu chorava muito porque não havia ninguém que fosse digno de abrir o livro ou de olhar dentro dele. Então um dos líderes me disse: não chore... Olhe! O Leão da tribo de Judá, o descendente do rei Davi, conseguiu a vitória e pode quebrar os sete selos e abrir o livro”.

Apocalipse – Capítulo 5 – Versículos1 a 5.

Cristo é quem é, o Governador Geral do planeta, aquele que organiza o ciclo carmático da Terra, porque ele venceu. Ou seja, ganhou esta posição porque soube viver situações de sofrimento sem ranger de dentes.

Portanto, não espere cair do céu nada. Nada lhe será dado gratuitamente. Tudo terá que ser conquistado através do merecimento e vocês só começam a merecer quando passam as suas provações sem ranger de dentes. É isso que está escrito nesta resposta.

Se este é um ensinamento para a elevação espiritual, é preciso que comecem a colocá-lo em prática. Ou seja, ao invés de chorar a morte da mãe, de lamentar o roubo de seus bens ou vitimar-se por qualquer contrariedade, devem louvar a Deus pelo que está acontecendo.

Agora, se ficarem chorando, lamentando-se ou vitimando-se pelos acontecimentos do mundo, nada será conquistado.

0130 - Sendo errônea a opinião dos que admitem a existência de seres criados perfeitos e superiores a todas as outras criaturas, como se explica que essa crença esteja na tradição de quase todos os povos? Fica sabendo que o mundo onde te achas não existe de toda eternidade e que, muito tempo antes que ele existisse, já havia Espíritos que tinham atingido o grau supremo. Acreditaram os homens que eles eram assim desde todos os tempos.

Pura ignorância.

Ignorância no sentido de não saber. De achar que Cristo sempre esteve na posição que está.

0131 - Há demônios, no sentido que se dá a esta palavra? Se houvesse demônios, seriam obra de Deus. Mas, porventura Deus seria justo e bom se houvera criado seres destinados eternamente ao mal e a permanecerem eternamente desgraçados? Se há demônios, eles se encontram no mundo inferior em que habitais e em outros semelhantes. São esses homens hipócritas que fazem de um Deus justo um Deus mal e vingativo e que julgam agradá-lo por meio das abominações que praticam em seu nome.

A pergunta de Kardec é se existe o diabo, o demônio, aquele que eternamente vive para o mal. A resposta do Espírito da Verdade para essa questão é uma só: não existem espíritos guerreiros do mal, combatentes do mal, que serão eternamente aqueles que querem levar vantagem em tudo. Digo isso porque mal é individualismo. Já falamos muito disso. Vamos entender isso.

Não existem espíritos desta forma. O que existem são espíritos que estão assim. Estas duas visões são muito diferentes: eles não são assim, apenas estão assim.

Para poder explicar isso, posso comparar esses seres a pessoas que na maior parte de sua vida são serenas, mas que em determinados momentos, sob certas circunstâncias, se perdem. Elas ficam nervosas, gritam e brigam.

Então, o espírito que vocês chamam de demônios é isso: são seres que estão passando em um momento, sob determinadas circunstâncias, onde enveredam pelo caminho do individualismo.

Por que é preciso alcançar esta compreensão? Para ama-los. Saber que não são assim, mas que estão assim e esse estar é uma coisa que pode acontecer a qualquer ser. No momento que você vacila pode dar asas ao ego, aos seus desejos e ser igual a eles.

Por esta consciência deve amar a todos. Com isso pode estar ajudando-os.

Isto responderia a questão, mas há na resposta do Espírito da Verdade uma alfineta em vocês que quero comentar: se há demônios, eles não estão fora da carne. Ele estão na carne.

Demônios são os homens hipócritas que transformam o Deus amoroso num justiceiro. Que transformam a vida humana num bacanal, onde cada um faz o que quer.

São estes homens hipócrita que sabem que Deus é a causa Primária de todas as coisas, que sabem que Deus é justo e amoroso, mas assim mesmo acham que podem fazer o que quiserem para os outros. Esse é o cúmulo da hipocrisia.

Será que Deus cria tudo o que existe e depois se senta num trono de ouro e fica apenas observando você fazer ao próximo o que ele não merece?

Eis aí os demônios. São aqueles que acreditam que conseguem ser independentes de Deus. Que acreditam que podem passar a perna nos outros impunemente. Aqueles que acreditam que podem brigar e gritar com os outros sem gerarem carmas para si mesmos. São os que acham que podem xingar os outros à vontade sem que nada aconteça com eles.

É essa hipocrisia que o Espírito da Verdade está se referindo. Estes são os demônios do Universo e eles estão aqui, neste orbe, e não fora da carne. Não é o espírito fora da carne que lhe leva a agir assim, mas a hipocrisia, que vocês chamam de humanidade, que faz.

A hipocrisia de se achar rei do Universo, que irão descobrir o Universo. Agem como se o Universo estivesse esperando vocês para ser descoberto. Para esses, Deus teria feito tudo o que existe apenas para a diversão deles.

É essa a hipocrisia; é para isso que precisamos acordar. Falo assim porque achamos muito normal – e em alguns casos até santo – quando usamos esta hipocrisia para acusar os outros. Para acusar aqueles que professam religiões diferentes, para acusar aqueles que seguem caminhos distintos dos nossos. Fazemos isso sem a consciência que isso ofende a Deus.

Não que Deus se sinta ofendido com alguma coisa, mas essa forma de viver, o achar que sabe e conhece o certo e que pode agir independente de uma Causa Primária, leva a Deus um individualismo com o qual Ele não convive.

O Pai é tão grande e tão poderoso. Por isso, serve a todos. No entanto, vocês não dão a Ele esta posição. Querem ser os autores de suas próprias histórias, imaginam que não precisam de ninguém que lhes sirva.

Mas, Cristo deixou bem claro: se você quer ser o maior no reino dos céus, precisa ser o menor na Terra. Mas, os seres humanos querem ser individualmente os maiores do Universo, aqueles que sabem tudo e tudo podem. Como podem, então, quererem ser os maiores no reino dos céus? Impossível.

Portanto, vamos parar com a história da existência de demônios. Vamos parar com esta história de obsessores que lhes levam para o mal. Vamos parar com a ideia de espíritos dedicados ao mal. Compreendamos que a maldade está em nós, seres do Universo, quando humanizados que fazemos. A maldade contra Deus e não contra o próximo.

COMENTÁRIO DE KARDEK

Há um comentário de Kardec a este tema que deixamos de citar tendo em vista o seu tamanho.