Evangelhos canònicos - Textos

Abandonar pai e mãe

Aquele que quer me seguir não pode ser meu discípulo se não me amar mais do que o seu pai, a sua mãe, a sua esposa, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e a si mesmo.

Ser discípulo de Cristo é ser amoroso. Ou melhor, já que vocês nem sabem o que é o amor crístico: é não ser egoísta. Quem vive desse jeito, sem ser egoísta, é aquele que está de posse da sua consciência espiritual, já que toda consciência humana é, por natureza, egoísta. Portanto, ser discípulo de Cristo é ser espírito na carne.

O mestre sabia da condição humana dos seres universais, ou seja, sabia da natureza egoísta da personalidade humana e por isso colocou um caminho para vivenciar os acontecimentos do mundo de uma forma amorosa: é preciso que o ser humanizado ame a sua espiritualidade acima o seu pai, a sua mãe, a sua esposa, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e a si mesmo. Vamos conversar sobre isso...

No Bhagavad Gita Sri Krishna ensina que o caminho para a realização espiritual nesta vida é a vivência dos acontecimentos deste mundo em louvor a Deus. Neste trecho, Cristo diz a mesma coisa com outras palavras...

O que o mestre diz é que se a sua família lhe faz ficar contra Deus, contra a sua espiritualização, abra mão dela; se os seus amigos lhe fazem ficar contra Deus, abra mão de suas amizades; se os seus inimigos lhe fazem ficar contra Deus, abra mão de suas inimizades. Isso porque só entra no reino do céu aquele que for mais fiel do que a fidelidade: ensinamento de Cristo.

O que quer dizer isso que acabei de afirmar? Como pode a sua família, os seus amigos ou os seus inimigos lhe colocarem contra Deus? É simples... Quem vive em Deus, com Deus e para Deus alcança o estado que chamamos de felicidade incondicional, ou seja, não é feliz porque, para que, quando, como ou onde. Ele é feliz e ponto final. Sendo assim, quem sofre interferências no seu relacionamento com Deus é aquele que causa a condicionalidade à sua felicidade.

Portanto, se o ser humanizado precisa que sua filha lhe ligue, esteja ao seu lado, preocupe-se com ele ou necessita que ela seja uma ‘boa filha’ para que ele seja feliz, esta filha está interferindo no relacionamento deste ser com Deus. Portanto, para ser cristão ele deve abandoná-la. Não fisicamente: continue dando todo apoio que ela precisa, mas não a transforme num elemento importante na existência dele. Se o ser humanizado precisa que o seu pai lhe dê atenção e carinho para ser feliz, deve abandonar o seu pai para não perder a sua relação com Deus.

É isso que Cristo está nos ensinando. Se os seus amigos são condicionadores de felicidade, ou seja, lhe exigem determinadas atitudes para você e ele sentirem-se felizes, largue-os.

Repare num detalhe: não estou falando de atos físicos. Estou dizendo abandonar sentimentalmente. Estou falando em abandonar o sentimento de amizade, pois mais vale o ser humanizado estar com Deus do que cercado de amigos; mais vale estar com Deus do que ter uma família unida e estruturada.

Sei para os seres humanizados abrir mão destes sentimentos, mesmo para aqueles que dizem buscar a elevação espiritual, é muito difícil. Se não conseguem fazer isso, pelo menos abram mão dos sentimentos de inimizades que nutrem

Todo ser humanizado, mesmo aquele que diz amar a todos, ainda mantém inimigos. Quando falo de inimizade não estou falando de inimigos declarados, mas simplesmente daqueles que não concordam com o ser, mesmo nas coisas pequenas. O ser humanizado precisa se libertar destas inimizades porque ao valorizar a rusga, a discussão e a tentativa de provar que está certo ele está perdendo Deus na sua existência.

É isso que Cristo está ensinando. É preciso que o ser humanizado se quiser alcançar a consciência crística, abra mão daquilo que lhe condiciona a felicidade, que são as suas posses, paixões e desejos que envolvem outros seres humanizados.

A paixão por uma filha, por exemplo, que gera determinados desejos, faz o ser humanizado perder Deus na sua existência. A paixão por um pai ou uma mãe que gera no ser humanizado determinadas vontades (a esperança que ele o trata de determinada forma) é o que afasta o ser de Deus. O sonho da vitória sobre o inimigo impondo a ele uma derrota é o que afasta o ser que se diz buscador de Deus.

É por isso que Cristo diz que quem quiser o seguir, ou seja, alcançar a consciência crística, ser cristão, deve abandonar seus parentes e seus amigos.