Vida cristã - Estudo da carta aos Efésios

A unidade do corpo de Cristo

Por isso eu, que sou prisioneiro porque sirvo ao Senhor Jesus Cristo, peço a vocês que vivam daquela maneira digna que Deus determinou quando os chamou. Sejam sempre humildes, delicados e pacientes. Mostrem o seu amor, suportando uns aos outros. Façam o possível para conservar, por meio da paz que os une, a união que o Espírito dá. Há um só corpo e um só Espírito e somente uma esperança, para a qual Deus chamou vocês. (Capítulo 4 – versículos 01 a 05)

Há um só corpo. O que quer dizer isso? Que existe um só ensinamento.

O corpo doutrinário de Cristo, seus ensinamentos, são baseados em apenas uma só coisa. Em que se baseia o corpo doutrinário de Cristo? Viva essa vida amando a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo para que tenha a felicidade universal, para que alcance a ressurreição, em vida humana ou fora dela.

Esse é o corpo doutrinário de Cristo. É o único corpo do mestre. Não se pode adulterar isso sob pena de estar colocando uma cabeça num corpo que não lhe pertence. Não se pode adulterar este sentido sem que se altere o resultado que será alcançado.

Voltamos a falar do que sobre o que estávamos conversando agora há pouco. Paulo volta a falar daqueles que leem os ensinamentos de Cristo, que buscam o mestre, com o objetivo de ter felicidade material, prazer, satisfação, nesta vida.

‘Cristo que me proteja, que não deixe nada de mal me acontecer’. As pessoas buscam o mestre apenas receber nesta vida, enquanto que a mensagem dele é completamente diferente. Ele diz que o ser deve abrir mão disso – ‘não se serve dois senhores ao mesmo tempo’ – para poder gozar o bem celeste. Este gozo não se dará quando o ser sair da carne, mas quando renascer na própria carne – ‘em verdade vos digo, quem não nascer de novo não verá a Deus’.

É isso que Paulo está falando quando afirma que existe um só corpo de Cristo: existe só uma mensagem de Cristo. Diz mais: ela precisa ser vivenciada. Para que isso aconteça o apóstolo diz: sejam humildades, pacíficos e amorosos. O que é preciso para ser tudo isso?

Participante: o amor ...

Sim, mas o que é preciso para amar?

Participante: o orai e vigiai ...

Vigiar o que?

Participante: os seus desejos ...

Isso. Vigiar os seus desejos, os seus certos, os errados, os prazeres ...

Em resumo, vá às Bem-Aventuranças que está no início do Evangelho de Mateus (capítulo 5) e veja tudo que é preciso vivenciar para poder se alcançar a felicidade plena, o reino dos céus. Neste conjunto de ensinamentos está o corpo de Cristo, o caminho da consciência crística. Naqueles pequenos itens está todo o mapa de como o ser pode viver em harmonia com universo.

Este é o corpo de Cristo:

Felizes os que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do céu é deles.

Felizes os que choram, pois Deus os consolará.

Felizes os humildes, pois receberão o que Deus tem prometido.

Felizes os que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois Ele os deixará completamente satisfeitos.

Felizes os que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia deles também.

Felizes os que têm o coração puro, pois eles verão a Deus.

Felizes os que trabalham pela paz entre as pessoas, pois Deus os tratará como seus filhos.

Felizes os que sofrem perseguição por fazerem a vontade de Deus, pois o reino do céu é deles.

Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores. Fiquem alegres e contentes, porque está guardada para vocês uma grande recompensa no céu. Pois foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.

Aí está o corpo de Cristo, a estrutura de uma vida vivida com a consciência crística. Toda vida de Cristo foi vivenciada com essa estrutura. Nunca procurou consolo em outro lugar que não em Deus, nunca buscou impor a sua justiça, nunca fugiu dos momentos de insatisfação e nem reagiu quando foi perseguido e caluniado. É por estes motivos que digo que estes são os alicerces de uma vida humana fundamentada na busca da aproximação de Deus.

Nestes ensinamentos, portanto, está a estrutura de uma vida que leva o ser a aproximar-se de Deus, a encontrar o reino do céu. Mais: nos lembremos de Paulo que diz que só existe um único corpo, ou seja, uma única estrutura. Esta está nas bem-aventuranças.

Não adianta os seres humanos querem inovar, criar novas formas de compreender os ensinamentos de Cristo, querer dar outro sentido. Isso não é seguir Cristo, mas criar uma interpretação que satisfaça a si mesmo.

O Sermão do Monte é bem claro: feliz serão vocês quando forem perseguidos. Se isso é verdade, é preciso que nessa vida haja perseguições e críticas. Como, então, usar o ensinamento para aproximar-se de Cristo e pedir que não haja perseguições ou críticas?

Essa é a realidade: o único corpo que existe são as Bem-Aventuranças. Elas são a estrutura de uma vida para aqueles que querem aproximar-se do Pai. Por isso, só quando vocês estruturarem a vida de vocês pela fome e sede de fazer a vontade de Deus, estarão no caminho reto. Estarão buscando a Deus.

Agora, quem pega este ensinamento para buscar o prazer, ou seja, não quer ser perseguido e caluniado, mas apenas fazer sua própria vontade, esse nada encontra no final do túnel.

Há um só Senhor, uma só fé e um só batismo. E há somente um Deus e Pai de todos, que é o Senhor de todos, que age por meio de todos e está em todos.

Cada um de nós recebeu o seu dom especial, de acordo com o que Cristo deu. Como dizem as Sagradas Escrituras: quando ele subiu às alturas, levou muitos prisioneiros e deu dons às pessoas.

Que quer dizer ele subiu? Quer dizer que primeiro desceu aos lugares mais baixos da terra. Assim quem desceu é o mesmo que subiu, acima e além dos céus, para encher todo o universo com a sua presença. (Capítulo 4 – versículos 5 a 10)

Vejam que grande ensinamento: Cristo alcançou a ressureição, mas antes de subir, teve que descer às profundezas da Terra. Teve que viver a vida carnal, teve que passar por encarnações. Teve que passar suas provações.

Cristo teve, mas você não quer tê-las. Não quer abrir mão do desejo, da vontade, das posses e paixões para poder servir ao Pai.

Existe um só Senhor; você não é ele. Existe um só Deus; você não é ele.

Para subir, é preciso descer antes. Portanto, se quer subir, aceite a sua vida, mesmo que ela seja cercada de coisas que você não queira. Para isso, estruture-se a partir dos ensinamentos das Bem-Aventuranças e será erguido ao mais alto céu.

Foi ele quem deu dons às pessoas. Escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja. Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo. (Capítulo 4 – versículo 11 a 12)

Neste trecho estamos falando das missões. Há espíritos que vêm à carne com missões e eles são ligados a Cristo, porque a governança do planeta é de Cristo.

Sendo assim, aqueles que possuem missões são os determinados por Deus e Cristo. Por isso afirmo que não é o ser humano que deve se arvorar no direito de querer ser.

Desse modo todos nós chegaremos à unidade na nossa fé e no nosso conhecimento do Filho de Deus. (Capítulo 4 – versículo 13)

Todos nós chegaremos à unidade com Deus. Quando? Quando chegarmos ... Quando cada um decidir chegar ...

Com isso respondo mais uma vez uma coisa que as pessoas me falam muito: é impossível fazer o que os mestres ensinam ... Não, não é impossível. Tudo depende da decisão de cada um. Quando cada um decidir chegar, com certeza conseguirá chegar.

Agora, é preciso, antes de qualquer coisa, tomar a decisão de chegar. Mais do que decidir chegar a um ponto, é preciso abrir mão de chegar a outro lugar. O ser humano não pode caminhar em direção a um lugar sem que abra mão de chegar a outro.

Quem pega a estrada que leva a um destino só chegará a esse. Para chegar em outro lugar, é preciso pegar uma nova estrada. Só que quando isso for feito, é preciso abrir mão da que estava. Sem que isso aconteça, sem que o ser deixe de possuir as coisas deste mundo – e é isso que Cristo diz ao moço rico: ‘abandone tudo o que é seu’ – é impossível se chegar a algum lugar no tocante à elevação espiritual

Quem não abrir mão das coisas da sua vida material não conseguirá atingir ao reino do céu.

E assim seremos pessoas maduras, pois cresceremos até alcançar a altura espiritual de Cristo. (Capítulo 4 – versículo 13)

Seremos pessoas maduras. Então, o que somos hoje? Crianças, espiritualmente falando.

Nós não conhecemos nada, não sabemos nada do mundo espiritual, mas queremos dizer a Deus o que está certo de ser feito, o que é justo ou injusto, etc. Será que temos este direito?

Não. É preciso crescer, amadurecer. Aqueles que estão encarnados no planeta Terra precisam deixar de ser crianças ranhetas que choram quando o Pai não dá o brinquedinho desejado.

‘Eu queria tanto isso ...’ Não é assim que vocês fazem? Isso é o que uma criança faz quando não é contentada. O ser maduro, ao invés de chorar porque não tem, diz a si mesmo: ‘sim, eu queria, mas não tenho como comprar. Por isso, vou viver feliz mesmo não tendo’.

Os seres humanos que ocupam o papel de pais nesta vida, querem ensinar as crianças o que eles mesmos não fazem. Isso porque no trato com o seu Pai, Deus, eles agem da mesma forma que condenam nos que ocupam os papéis de filhos.

Isso ficou bem claro? Mas, tem mais um lição importante neste trecho: cada espírito crescerá até a altura de Cristo.

Mais um vez Paulo está falando na existência da evolução espiritual que Kardec só veio trazer recentemente e que muitos dizem que é uma informação nova. Paulo já ensinava isso. Ele dizia que a vida espiritual é um constante progresso, que cada ser progride paulatinamente até alcançar a estatura de um Cristo.

Agora, se isso é verdade para vocês que estão aqui comigo, é também para mais quem?

Participante: para todos ...

Sendo assim, posso, primeiramente, dizer que Cristo também evoluiu. Ele não nasceu do jeito que é hoje. Ele foi avançando paulatinamente até chegar onde está.

O que isso deve dizer à vida de vocês? Que também possuem condições de chegar lá. Cristo não nasceu do jeito que é: ele tornou-se o que é hoje. Por isso vocês podem chegar também.

Outra coisa: entre você e Cristo não existem diferenças, a não ser pelo fato de que ele já se tornou o que é e você ainda não. Você ainda está caminhando; ele já caminhou. Digo isso porque você e Cristo são filhos de Deus e o Pai como é Justiça e Amor não pode fazer um filho melhor do que o outro.

Portanto, você pode amanhã ser um Cristo. Para isso basta o que? Viver a vida carnal como ele viveu. Passar a sua existência carnal dentro da base que conversamos: as bem-aventuranças. Na hora que você estruturar sua vida dentro destas premissas, caminho até tornar-se um Cristo. Isso porque ele é aquele que viveu toda a existência dentro das bem-aventuranças.

Ficou claro isso?

 

Então não seremos mais como crianças, arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas. (Capítulo 4 – versículo 14)

É preciso falar do que está neste trecho e muito ...

Você me ouve falando e sabe que o que eu digo não é igual ao que os outros ensinam. Por este motivo, o que falo para muitos soa mal, já que o eles querem é conseguir coisas deste mundo, o que sonham é gozar o prazer de ter uma vida sem carências ou contrariedades. Isso é fato, é real, mas pergunto: será que Cristo viveu em busca destas mesmas coisas?

Se ele sonhasse com essas coisas, teria vivido num castelo, já que era o Rei dos Reis, só que foi dormir ao relento. Se sonhasse teria sandálias de ouro, mas andou descalço pelas areias do deserto.

Não sendo, então, o sonho de Cristo, o mestre que você diz que segue, o da busca da satisfação neste mundo, porque você fica buscando religiões que satisfaçam o seu prazer, a sua satisfação, aquela que lhe dê o que quer? É isso que Paulo está falando aqui. Aliás, este é o mesmo ensinamento que Krishna passa: ‘a mente do ser humano vagueia entre as coisas, mas a mente do sábio está fixa em Deus’.

Portanto, volto àquilo que já vimos neste estudo: só existe um corpo, só existe um ensinamento, um ensinamento e uma vida. O resto tudo que é vivido pelo ser humanizado é ilusão. Ele acha que é marido, mulher, homem, filho, mãe, pai, acha que anda de carro ...

Tudo isso é ilusão: acordem!

Estas, por meio de armadilhas, levam os outros por caminhos errados. Ao contrário, falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo para alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça. (Capítulo 4 – versículos 14 e 15)

Que foi tudo o que fiz nos últimos anos?

O que fizemos em todos os momentos que estivemos juntos foi falar a verdade com amor e não com acusações. Nunca disse que vocês não prestam, que são burros: a única coisa que fiz foi mostrar o modo como vivem e dizer que este não os leva a elevação espiritual, mas sim aquele.

Nós jamais acusamos alguém de alguma coisa. O que fazemos é mostrar como vivem e dizer que esta forma de viver não leva a Deus, mas prende vocês mais a humanidade. Depois disso, mostrei o caminho, a forma de viver, que leva ao Pai e o liberta da humanidade, ou seja, da roda de encarnações deste mundo.

Quando falo como acabei de dizer (acordem!) não estou brigando com vocês. O que estou falando é o seguinte: todas as provas estão aí de que o caminho que estão tomando não leva onde esperam chegar. Quanto mais provas vão exigir?

O que mais querem comprovar se, como acho que imaginam, o ensinamento dos mestres está certo? Os ensinamentos deles são certos: você já chegou a esta conclusão? Porque, então, não começam a praticá-los.

Porque não há o despojamento necessário para isso. Não há o abrir mão do controle sobre as coisas. É isso que está faltando a vocês. Este é o detalhe que está lhes faltando ...

Lembro que outro dia quando falei no abrir mão do controle, uma pessoa me disse que não poderia deixar de forçar o seu filho a ir para a escola porque senão ele não seria nada quando crescesse.

Participante: será como Deus quiser ...

Não, nada será como Deus quiser: tudo será como tem que ser.

Esta pessoa sabe que o futuro a Deus pertence, sabe que tudo acontecerá como está previsto e a partir dos gêneros de provas pedidos pelo espírito antes da encarnação, mas mesmo assim acha que precisa obrigar o filho a frequentar a escola senão ... Senão, o que?

Participante: nós não temos a coragem de enfrentar a sociedade ...

Não tem coragem de enfrentar a vida porque está em busca da fama, do elogio. O ser humanizado não tem coragem de enfrentar o mundo porque isso seria para ele uma derrota, uma perda. Por isso não abre mão de ter o suposto controle sobre as coisas. Só que por mais que imagine estar controlando, na hora h o destino age do jeito que quer.

Participante: eu cheguei a uma conclusão, principalmente depois do estudo de hoje: é muito mais cômodo nos unirmos à multidão, às pessoas e agir como elas, ao invés de querer ser diferente, por mais que vejamos que o caminho está nesta diferença.

Sim, porque isso não lhe leva a culpa, se o futuro não for o que os outros acham o certo de ser.

Participante: não traz culpa nem o trabalho de policiar o pensamento, o sentimento. Isso acontece comigo diariamente. Quantas vezes deixo de me policiar, de me vigiar por simples cansaço de enfrentar o mundo ...

Não acontece só com você, mas com todos. Só que isso pode ser o ponto de partida para uma longa jornada assim como pode ser o fim de uma caminhada. Vou explicar isso.

Se você cai na compreensão que está deixando de se vigiar porque tem medo de enfrentar a sociedade, pergunte-se: onde eu vou parar seguindo este caminho?

Participante: quando chego a este ponto, eu mudo o pensamento e procuro não pensar onde vai dar seguir a multidão.

Mas, você precisa insistir na pergunta: onde dará o caminhar junto com a multidão? Se quer a resposta a essa questão eu lhe dou.

Aquele que caminha com a multidão irá sair da carne e continuar ligado ao mesmo ego de hoje, ou seja, viverá as mesmas coisas que vive agora. Durante esta vivência continuará a sofrer depurações até que possa ser desligado desta personalidade transitória. Depois que isso acontecer, irá novamente estudar junto com os seus mentores até que entrará numa nova fila para encarnação, num novo planejamento de vida. Quando chegar a sua hora, encarnará. Aí terá que viver como bebê aprendendo as coisas deste mundo, como criança e adolescente até chegar à maturidade e aí realizar o trabalho que não fez nesta vida de agora.

Veja como tudo isso é muito mais trabalhoso. Se seguem a multidão por comodismo hoje, na verdade estão arrumando muito mais trabalho para o futuro. É isso que quero que pensem: o preço que pagarão pela omissão de hoje frente a vida.

Na verdade, vocês não vivem do jeito que vivem por maldade, por serem maus. Não fazem para atacar ninguém, mas por omissão.

Participante: eu diria que é um suicídio espiritual.

Perfeito: é um suicídio espiritual achar que se é capaz de viver independente de Deus.

Você achar que faz alguma coisa, que pode separar o bem do mal, que pode mudar o mundo, que pode ditar as regras e normas que os outros devem seguir, é um suicídio espiritual. Sei que vocês criticam o suicida material, aquele que tira a sua própria vida, mas muitas vezes ele tem mais coragem do que muitos que se dizem buscadores de Deus. Isso porque ele enfrentou o desconhecido, enquanto muitos buscadores fogem dele o tempo inteiro. Preferem ficar na comodidade das coisas que conhecem neste mundo.

O suicida age para acabar com a sua vida por conta do quanto sofre. Sei que é uma comparação não perfeita, mas, posso dizer que espiritualmente poderíamos até considera-lo um herói e aqueles que seguem a sociedade humana por simples comodismo como um covarde, já que esses últimos não agem nem para pôr termo a vida nem para reformarem-se. Continuam vivendo o que a vida lhes apresenta sofrendo, dizendo que a vida é uma droga, mas não fazem nada para melhorar isso.

 

 

E o corpo todo debaixo do poder de Cristo fica bem ajustado, e todas as partes ficam ligadas entre si por meio da união de todas elas. Porque, quando cada parte trabalha bem, o corpo todo cresce e se desenvolve por meio do amor. (Capítulo 4 – versículo 16)

Essa é a harmonia que temos falado. Cada um dos espíritos são uma parte do corpo de Cristo, uma parte do universo, uma parte de Deus, por isso é preciso trabalhar harmonicamente para que o todo cresça. Só que, movidos pelo egoísmo, não querem trabalhar neste sentido. Preferem trabalhar no egoísmo.

Trabalham junto a vida para vocês ganharem individualmente e o resto que se dane.