Religiões

A causa primária e a propriedade da matéria

A compreensão do aspecto sobre o elemento matéria que falamos é importante, mas ainda há algo mais importante a ser espiritualizado: a propriedade do elemento matéria universal é causado pela Causa Primária de todas as coisas, Deus.

“7. Poder-se-ia achar nas propriedades íntimas da matéria a causa primária da formação das coisas? Mas, então, qual seria a causa dessas propriedades? É indispensável sempre uma Causa Primária”.

“Atribuir a formação primária das coisas às propriedades íntimas da matéria seria tomar o efeito pela causa, porquanto essas propriedades são, também elas, um efeito que há de ter uma causa”.

É isso que está dito em O Livro dos Espíritos, que é a codificação da doutrina espírita, quer seja humanizada ou espiritualizada. Aplicando estes ensinamentos, para os espíritos o terremoto não é causado por uma modificação do subsolo, mas aquilo que foi classificado como tremor foi causado porque o elemento matéria espiritual, o fluído cósmico, ali existente teve essa ação causada por Deus, agindo como Causa Primária de todas as coisas. Assim como, para os espíritos, o câncer não é um distúrbio das matérias que compõem o estômago, esôfago ou qualquer outro órgão, mas uma propriedade da matéria energética que recebeu esta propriedade de Deus.

A realidade que se vive muda: esta é a conseqüência de quem aplica a doutrina espírita dos espíritos ao mundo. Mas, quem aplica a doutrina espírita humanizada aos acontecimentos da encarnação humaniza a vida, submete a encarnação a razões humanas, às leis da ciência humana, como já me perguntaram hoje.

Então esta é para o elemento matéria a definição que é dada pela doutrina espírita dos espíritos e os efeitos que ela provoca.