Reforma íntima - Textos - volume 06

A Bíblia e a verdade

As verdades trazidas pela bíblia são temporárias e permanentes ao mesmo tempo.

A Bíblia nos conta que desde o início dos tempos Deus pede fidelidade e respeito aos seres encarnados. Isso é uma verdade permanente. Passaram todos os períodos entre o primeiro espírito que veio para a carne até os dias de hoje e a verdade da necessidade do respeito continuou.

No entanto, essas posturas foram pedidas através de determinadas palavras ou situações: isso é temporário. As palavras ou situações físicas alteram-se de acordo com os tempos, mas a essência do ensinamento divino jamais.

A lei de Deus, Seu amor e Seu poder, jamais se alterarão. Entretanto, as palavras com as quais estão escritas estas verdades não são eternas, não são verdades. A história que se formou para se colocar o conceito são mutáveis, pois são criadas de acordo com os hábitos e costumes do ser humano.

Assim sendo, as histórias narradas pela Bíblia não são verdades, mas os conceitos que elas trazem são. A palavra é mentirosa, mas o conceito que está na Bíblia não é mentiroso. As palavras que estão na Bíblia são palavras para um determinado tempo, que são verdades absolutas em determinado momento, mas perdem significado em outro.

O profeta falava do temor a Deus para um povo ignorante que era regido pelo medo. Um povo que ainda tinha medo de raio porque poderia matá-lo e acabar com todos os seus pertences. Tudo isso gerava o medo e o respeito se dava por meio dele.

Deus, entretanto, não pede temor a Ele, mas sim amor. Essa nova forma de se relacionar com o Pai é trazida pelas palavras de Jesus. No entanto, tanto no temor como no amor, a fidelidade e o respeito a Deus estão preservados.

Toda essência que a Bíblia ensina, permanece até hoje.

A essência dos ensinamentos divinos está sendo traduzida até os dias atuais. As palavras se alteram, mas a essência, o conteúdo, é o mesmo e será sempre. Se estudamos um provérbio que manda ser companheiro do seu irmão, não importa como esse provérbio esteja redigido: o companheirismo, que é verdade de Deus, deverá sempre estar presente.

Na Bíblia existem ensinamentos emitidos por frases que poderiam ser consideradas um provérbio. Possuem conteúdo que são verdades universais e eternas, porém as palavras que as compõem são verdades restritas para algum tempo.