Religiões

A ação da matéria e a ilusão

Participante: Se eu dou um soco na mesa e ela se quebra assim como a minha mão, eu sei que isso é uma ilusão. Mas, como isso acontece? Como essa ilusão de se ver a mesa é criada? Temos condições de compreender isso ou só Deus sabe?

Essa resposta está na doutrina espírita dos espíritos e deveria servir a todos os espíritas quando querem compreender os acontecimentos da vida.

“38. Como criou Deus o Universo? Para me servir de uma expressão corrente, direi: pela sua Vontade. Nada caracteriza melhor essa vontade onipotente do que estas belas palavras da Gênese – “Deus disse: faça-se a luz e a luz foi feita”.

Portanto, toda sua ilusão de ver a movimentação do braço, da mão e da mesa, surgiu da Vontade de Deus e foi realizada pelo comando faça-se. A partir daí a coisa se fez, ou seja, ninguém nem nada a executou, mas a ação aconteceu sem outros agentes que não a própria Vontade do Pai.

Esta é a única compreensão que você pode ter: Deus comandou e a coisa aconteceu. Como? Não faço a mínima idéia.

“11. Será dado um dia ao homem compreender o mistério da Divindade? Quando não mais tiver o espírito obscurecido pela matéria. Quando pela sua perfeição, se houver aproximado de Deus, ele o verá e compreenderá”.

Você só compreenderá a ação universal (o faça-se de Deus) quando não estiver mais obscurecido pela matéria, ou seja, quando não mais buscar compreendê-la pelos valores humanos. Mas, nesse momento você não mais será um ser humano. Por isso, por enquanto contente-se em dizer que tudo foi fruto da Vontade de Deus e que você é incapaz de compreender como aconteceu.

Mas, esta eterna pergunta (como isso foi acontecer?), ou seja, a investigação científica das causas dos acontecimentos, faz parte das doutrinas humanizadas e não só da espírita. No entanto, todas elas deveriam compreender apenas que Deus é a Causa Primária de todas as coisas e que os acontecimentos ocorrem simplesmente porque, por Sua Vontade, o Pai fez acontecer.

Com isto fica compreendido o que disse anteriormente: a razão para o espírito é Deus sabe, faz e é. Por isso ele se omite em querer saber, ser ou fazer alguma coisa.

Esta curiosidade (querer saber cientificamente como as coisas acontecem), que não é apenas desta pessoa que me fez a pergunta, mas parte das doutrinas humanizadas, religiosas ou não, é que continua prendendo o espírito à matéria.