Bem aventurado - Mateus - conversa 03

A ação

Por que é que vocês estão pensando essas coisas más? O que é mais fácil dizer ao paralítico: “Os seus pecados estão perdoados” ou “Levante-se e ande”? Pois vou mostrar a vocês que eu, o Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados.

Continuamos no mesmo tema. Agora Cristo responde perguntando: o que é mais fácil dizer; que os seus pecados estão perdoados ou levante-se e ande? Que a sua cura espiritual foi alcançada ou a física?

Participante: a física é mais fácil. A espiritual ninguém vai ver e por isso o médium não terá crédito.

Pergunto, quem está blasfemando: quem dá a cura espiritual, o perdão dos pecados, ou quem afirma que curou a matéria?

Participante: aquele que diz que curou a matéria.

Exato. Aquele que une coisas materiais a questões espirituais está blasfemando.

Lembro de uma vez quando alguém me disse que determinada descoberta científica recente comprovaria o que os mestres ensinaram. Respondi a essa pessoa: ‘se você precisar que uma descoberta material comprove o que um mestre disse, você é um humano. Com isso, jamais conseguirá a elevação espiritual’.

Quem não vê Deus em tudo não é espiritual. Quem acredita que as coisas materiais possam existir independente de uma Causa Primária, é humano. Aquele que é espiritual, espiritualista, não precisa que a matéria comprove nada que um mestre tenha ensinado, porque sabe que Deus age e quando faz isso não se subordina a leis humanas. Por isso dá crédito sempre a Deus e não pede comprovações de nada.

É isso que Cristo abordou nesse trecho. Ele fala: é mais fácil dizer que uma pessoa está curada por causa do merecimento individual ou que sua matéria foi curada por um remédio, mesmo que esse não seja material.

É por conta dessa consciência do mestre que ele fala: quem são vocês para dizerem que eu estou blasfemando, quando na verdade são vocês que estão? Blasfemam porque estão conferindo a uma ação humana, nesse caso a cura, a uma ação material.

Aquele que busca a felicidade, bem aventurança, precisa encontrar a ação de Deus. Para isso precisa extrapolar a ação humana. Aceitar que mesmo que aparentemente seja um ser humano que agindo, há uma ação divina atrás daquela ação.

Participante: usando o seu ensinamento, também posso dizer que é Deus Causa Primária que está falando e não os homens.

Sim, você está certo: atrás da ação dos seres humanos dizerem que Cristo está blasfemando existe uma ação divina. No entanto, como tudo isso é apenas uma parábola para transmitir um ensinamento, não se atente nesse detalhe.

É claro que o mestre tinha ciência de que aquilo era uma ação de Deus, mas para fazer o ensinamento foi preciso inventar essa história. Ficou claro?

Participante: ficou, mas isso não ficou claro aí. Essa é sua interpretação que nós aceitamos porque não temos mais nenhuma.

Pois é: toda leitura de um texto é uma interpretação. Se quiser outra diferente, converse com um padre. Se quiser outra mais, converse com um pastor. Cada um terá sua interpretação, sua visão do ensinamento.